Categoria dicas

O livro Canto dos Malditos (2004, Editora Rocco) é um relato autobiográfico do escritor e ativista do movimento antimanicomial Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008). Ao longo de 204 páginas Carrano narra os horrores que viveu e presenciou nos três anos e meio que permaneceu internado em manicômios de Curitiba e do Rio de Janeiro.

Aos 17 anos Austry, como era chamado, era um jovem curitibano que, assim como muitos, durante a adolescência foi atraído pelas drogas. Fumava maconha na saída do Colégio Estadual do Paraná com os amigos e as vezes se drogava com medicamentos de uso restrito.

Longe de ser um viciado, nunca pensou que as imprudências da juventude pudessem custar tão caro. Após seu pai encontrar uma “trouxinha” de maconha em seu casaco, sem nem mesmo conversar com o filho ele o interna em um manicômio de Curitiba. Por três anos Carrano suportou sessões de eletrochoques, doses diárias de sedativos e péssimas condições de higiene. Tudo isso sem nunca ter passado pelas mãos de um médico que o diagnosticasse.

A obra foi lançada pela primeira vez em 1990, na qual Carrano denúnciou as torturas e violências vividas. Em 1998, o autor foi a primeira pessoa a dar entrada em uma ação indenizatória por erro, tortura e crime psiquiátrico no Brasil. Porém, o Tribunal de Justiça do Paraná condenou Carrano a pagar 60 mil reais por danos morais as famílias dos médicos citados no livro.

Em 2000 Canto dos Malditos ganhou adaptação para o cinema. Dirigido por Lais Bodansky, “Bicho de Sete Cabeças”, reconta a história de Carrano, por meio do protagonista Neto (Rodrigo Santoro). O filme conquistou 57 prêmios, oito internacionais.

O Canto dos Malditos também foi um dos poucos livros censurados e tirados de circulação após a ditadura militar, no ano de 2002. Só dois anos e meio depois, o autor conseguiu na justiça o direito de relançar o livro, que foi acrescido de um posfácio, em que Carrano faz novas denúncias sobre sistema psiquiátrico.

Livro: Canto dos Malditos.

Autor: Austregésilo Carrano Bueno.

Número de páginas: 204.

Editora: Rocco.

Preço: R$24,50.

Recommended Posts

Deixe um comentário

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISA